Terapia manual

Estas técnicas envolvem o toque como ferramenta de identificação e intervenção nas estruturas musculares, osteo-articulares e neurológicas. Normalmente são aplicadas para a redução da dor, normalização do tónus muscular, melhoria da força, flexibilidade e activação muscular, estimulação sensorial e melhoria da qualidade do movimento e da interacção das diferentes estruturas.

Electroterapia e agentes físicos

Estas técnicas envolvem o uso de frio, calor, energia eléctrica, sonora, luminosa ou electro-magnética para regular e optimizar os processos celulares que ocorrem na reparação celular pós-lesão e na dor. Podem também ser coadjuvantes da recuperação de força muscular.

Exercício terapêutico

O exercício terapêutico pode ser aplicado nas actividades da vida diária – andar, trotar, recuar, sentar – ou em exercícios específicos em terra ou em meio aquático. É normalmente utilizado para o ganho de força, coordenação, equilíbrio e flexibilidade. Pode ser ajustado e aplicado ao gesto técnico, embora não substitua as orientações de um treinador profissional.